Pular para o conteúdo

Xiaomi apresenta solução de resfriamento de smartphones baseada na indústria aeroespacial

A Xiaomi planeja estrear esta nova tecnologia de arrefecimento em seus smartphones no segundo semestre de 2022

author ,

Xiaomi apresenta solução de resfriamento de smartphones baseada na indústria aeroespacial

A Xiaomi apresentou uma nova tecnologia que promete o dobro da capacidade de resfriamento de smartphones, em comparação com as soluções convencionais de câmaras de vapor. O sistema é inspirado nas soluções de refrigeração utilizadas na indústria aeroespacial. Esta tecnologia utiliza um efeito capilar que atrai o agente de resfriamento líquido para a fonte de calor, vaporiza e, em seguida, dispersa o calor de forma eficiente em uma área mais fria, até que o agente se condense e seja capturado por meio de um canal de circuito fechado unidirecional.

Xiaomi apresenta solução de resfriamento de smartphones baseada na indústria aeroespacial

Existe um sistema de tubo de calor anular que é composto por um evaporador, um condensador, uma câmara de recarga, bem como tubos de gás e líquido. Colocado em fontes de calor, o evaporador possui um líquido refrigerante que evapora em gás quando o smartphone está sob alta carga de trabalho. O gás e o fluxo de ar são então difundidos para o condensador, onde o gás se condensa novamente em líquido. Esses líquidos são absorvidos e coletados por meio de pequenas fibras na câmara de recarga - que reabastece o evaporador - tornando-o um sistema autossustentável.

Embora esta nova tecnologia use o mesmo método que o resfriamento líquido de câmara de vapor, ela usa uma bomba em forma de anel com um design de tubo de gás especial, que reduz bastante a resistência à passagem de ar em 30% para um fluxo de vapor mais suave, de modo que a capacidade máxima de transferência de calor é aumentada em até 100%.

Circulação unilateral

Para garantir a circulação unilateral de alta eficiência, este sistema usa uma estrutura de válvula Tesla dentro da câmara de recarga que permite que o líquido passe pelo evaporador, enquanto bloqueia o movimento dos gases na direção incorreta. Isso permite uma maior eficiência na circulação de gás / líquido em todo o sistema.

Xiaomi apresenta solução de resfriamento de smartphones baseada na indústria aeroespacial

A Xiaomi também fez uma demonstração em um Xiaomi Mix 4 personalizado, no qual a câmara de vapor original foi substituída pela nova solução de arrefecimento. A respeito disso, a Xiaomi disse: "Durante um teste de 30 minutos do jogo Genshin Impact rodando com configuração de vídeo máxima de 60 quadros por segundo, este impressionante sistema de resfriamento manteve o dispositivo abaixo de uma temperatura máxima de 47,7℃ e o processador estava 8,6℃ mais baixo do que a versão padrão."

A Xiaomi planeja estrear esta nova tecnologia de arrefecimento em seus smartphones no segundo semestre de 2022.

Inovações
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.