Pular para o conteúdo

Xiaomi e Oppo podem lançar seus próprios chips 5G para smartphones ainda este ano

Seus respectivos processadores 5G (Sub-6GHz) poderiam ser lançados entre o final de 2021 e o início de 2022

author ,

smartphones

Xiaomi e Oppo parecem prontas para enfrentar a Qualcomm e a MediaTek desenvolvendo seus próprios chipsets 5G para smartphones.

De acordo com a imprensa estrangeira, as duas empresas chinesas vão apresentar seus respectivos chips 5G (Sub-6GHz) entre o final de 2021 e o início de 2022. A fabricante de chips Unisoc, sediada em Xangai, também se juntará às duas empresas no desenvolvimento de seus próprios processadores para smartphones.

Esta notícia vem com o aumento dos investimentos da China no setor de semicondutores. O país intensificou seus esforços para produzir chips localmente para não depender de fabricantes estrangeiros. A maior razão para isso veio nos últimos dois anos, quando a Huawei perdeu sua capacidade de adquirir chipsets Kirin da fabricante TSMC devido a restrições impostas pelos Estados Unidos. O país não permite a venda de componentes para a Huawei se eles forem fabricados com tecnologia dos Estados Unidos.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar de fornecedores chineses entrando nessa disputa. Foi relatado anteriormente que a Oppo tem planos para produzir seus próprios chipsets, supostamente liderados por um ex-executivo sênior da Qualcomm. OnePlus e Realme, empresas irmãs da Oppo, aparentemente também aderiram à sua iniciativa de chips próprios.

A Xiaomi também anunciou recentemente seu primeiro chip de processamento de sinal de imagem (ISP) próprio, o Surge C1, mostrando que é muito capaz de desenvolver chips móveis independentes. Se a empresa lançar um chipset móvel 5G completo em breve, este será seu segundo lançamento após o chip Surge S1 lançado em 2017.

Chips próprios também garantirão que as fabricantes de smartphones possam otimizar seus dispositivos melhor em, por exemplo, consumo de energia e desempenho geral. No entanto, não espere que eles se livrem totalmente dos chips da Qualcomm e da MediaTek.

Enquanto isso, as empresas chinesas não são as únicas trabalhando com chips próprios. Há rumores de que o Google está fazendo seu processador para o futuro smartphone Pixel 6.

Rumores
X

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao usar nosso site, você concorda com os cookies. Mais detalhes: Política de privacidade.