Como uma das três principais marcas em termos de remessas mundiais de celulares, a Xiaomi vem lançando dispositivos com chips da Qualcomm, MediaTek e Unisoc há algum tempo. No início deste ano, relatos alegaram que a Xiaomi e a Unisoc uniram forças para desenvolver um processador 5G de 4nm. Agora, um novo rumor sugere que o primeiro processador resultante dessa colaboração está programado para ser lançado no início de 2025.
A notícia vem do informante geralmente confiável Yogesh Brar, que compartilhou algumas informações importantes sobre o processador próprio da Xiaomi. O chip seria baseado na litografia N4P de 4nm da TSMC e contaria com um modem 5G desenvolvido pela Unisoc. Este seria equivalente ao Snapdragon 8 Gen1 em termos de desempenho geral, que foi o principal processador da Qualcomm para smartphones de ponta de 2021 e 2022.
Esta não seria a primeira vez que a Xiaomi tenta desenvolver processadores próprios. Em 2017, a marca lançou o celular Mi 5c com seu próprio chip "Surge S1". Tal processador foi fabricado em processo de 28nm e adotava 8 núcleos Cortex A53, metade deles com clock de 2,2GHz e a outra metade de 1,4GHz, junto com uma GPU Mali-T860.