Ir para o conteúdo

Apple anuncia iOS 13 com modo escuro e desempenho mais rápido

Além de recursos avançados para fotos e câmera, Sign In with Apple e uma nova experiência no Mapas

author,

apple ios 13

A Apple mostrou alguns detalhes do iOS 13 com um visual novo, modo escuro e novas formas de ver e editar fotos, iniciar sessão em apps e sites e viajar pelo mundo com mapas redesenhados. O iOS 13 está mais rápido e responsivo graças às otimizações feitas em todo o sistema, que melhoram a inicialização dos apps, reduzem o tamanho dos downloads e deixam o Face ID ainda mais rápido.

Modo escuro

modo escuro ios 13

Finalmente chegou o modo escuro, uma nova combinação de cores que é aplicada a todo o sistema e a todos os apps nativos para que a experiência de visualização seja melhorada, especialmente em ambientes com pouca luz. O modo escuro está disponível para que desenvolvedores de outras empresas possam integrá-lo em seus apps e possam programar para que seja ativado automaticamente ao pôr do sol ou em um horário específico.

Fotos

Graças ao aprendizado automático, o Fotos faz uma seleção de toda a fototeca para destacar as melhores imagens, ocultando automaticamente as irrelevantes ou semelhantes e mostrando eventos importantes do dia, mês ou ano anterior. As fotos e os vídeos são organizados de maneira inteligente para que seja mais fácil buscar, encontrar e reviver as memórias favoritas. Além disso, os vídeos são reproduzidos automaticamente.

A edição de fotos é mais completa e intuitiva, com novas ferramentas mais fáceis de aplicar, ajustar e rever em um instante. Os fotógrafos terão mais controle e possibilidades criativas com suas imagens. Agora quase todas as ferramentas de edição de fotos estão disponíveis para edição de vídeo, permitindo que os usuários girem, recortem ou apliquem filtros direto do app Fotos.

Com o iOS 13, é possível fazer ajustes na Iluminação de Retrato direto do app Câmera para mover a luz de maneira virtual, acentuar os olhos e iluminar e suavizar os traços faciais ou afastar a luz para obter um efeito especial. O novo efeito High-Key Mono cria um belo efeito monocromático nas fotos tiradas com o modo Retrato.

Início de sessão com a Apple

início de sessão com a apple

A Apple também apresentou um método novo e mais privado de iniciar sessão de maneira rápida e fácil em apps e sites. Em vez de usar uma conta de rede social ou preencher um formulário, confirmando o endereço de e-mail e escolhendo uma senha, os clientes podem simplesmente usar o ID Apple para se identificarem, e a Apple vai proteger sua privacidade fornecendo aos desenvolvedores um identificador exclusivo e aleatório. Mesmo que o desenvolvedor peça um nome e um e-mail, os usuários podem manter a privacidade dos seus e-mails e enviar endereços únicos e aleatórios no lugar. Sign In with Apple facilita a identificação por meio do Face ID ou Touch ID e incorpora autenticação de dois fatores para ter um nível a mais de segurança. A Apple não usa Sign In with Apple para criar perfis de usuários ou de suas atividades nos apps.

Mapas

Há também uma nova experiência no Mapas com mais cobertura de ruas, melhores informações para pedestres, mais precisão nos endereços e terrenos mais detalhados. O novo mapa já está disponível em algumas cidades e estados e será lançado nos EUA até o final de 2019 e em mais países em 2020.

Os novos dados e as fotografias 3D de alta resolução permitem oferecer o novo recurso Look Around, com imagens das ruas de uma cidade com transições suaves e contínuas. O iOS 13 traz outros novos recursos para o app Mapas, como Collections, para compartilhar facilmente restaurantes, destinos ou lojas com amigos, e Favorites, para navegar para destinos frequentes, como casa, trabalho, academia ou universidade.

Compatibilidade

O iOS 13 deixou para trás o iPhone 6 e começa a distribuir o sistema a partir do iPhone 6S. Veja a lista de todos os dispositivos compatíveis com o iOS 13:

A Apple também lançou as versões do iOS 13 para os smartwatches (watchOS 6), iPads e computadores (macOS Catalina).

Apple